Feira Nacional do Mirtilo
Desde 2008, acontece na Capital do Mirtilo – Sever do Vouga
A Feira Nacional do Mirtilo decorre anualmente no último fim de semana de Junho no Parque Urbano de Sever do Vouga. A edição 2020 não foi possível acontecer derivado à pandemia COVID-19, remetemos desde já o convite para em 2021 visitar o certame, deliciar-se, provar, conhecer, saborear, experimentar e divirtir com o Mirtilo de Sever do Vouga, o Fruto da Juventude.
O evento é organizado numa parceria entre o Município de Sever do Vouga e a AGIM – Associação para a Gestão, Inovação e Modernização, com entrada gratuita!
Saiba Onde Ficar (Alojamento) e Onde Comer (Restaurantes) durante a Feira Nacional do Mirtilo!
Contatos da Organização do evento: feira@capitaldomirtilo.pt | (+351) 234 555 566 / 234 597 020 / 912 010 596
A origem da Feira do Mirtilo
A 1.ª Feira Internacional do Mirtilo nasce em 2008, do projeto de cooperação transnacional, anteriormente referido, financiado ao abrigo do programa LEADER+, e possui como parceiros e promotores nacionais:
– Município de Sever do Vouga, através da sua associação a AGIM – Associação para a Gestão, Inovação e Modernização
– ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural
– Mirtilusa – Sociedade de Produtores Hortofrutícolas
Como parceiros Internacionais:
– Arandano Argentino da Argentina;
– The Greennery da Holanda;
– Urubery do Uruguai.
Este projeto de cooperação pretende dar a conhecer as boas práticas de cada um dos parceiros na produção, promoção e comercialização do mirtilo, daí que o projeto culmina com a realização da feira, com a apresentação do manual de boas práticas para a produção, promoção e comercialização do mirtilo que será implementado em cada um dos países participantes e com a criação da Plataforma Internacional de Comercialização e Transferência de Conhecimento para a produção do Mirtilo.
A assinatura desta plataforma decorreu a 27 de Junho, com a presença de Suas Excelências Embaixadores da Argentina, da Holanda (Países Baixos) e do Uruguai, que conjuntamente com os representantes das empresas que fazem parte do projeto, e dos parceiros nacionais formalizarão a criação da plataforma cujos objetivos principais são: dar continuidade ao trabalho à cooperação transnacional, fortalecer as relações comerciais entre os quatro países e desenvolver parcerias entre o sistema científico e tecnológico para a área da I&DT.
Integrado na feira está a realização do III Colóquio Nacional de Produção de Pequenos Frutos, que decorrerá no dia 26 de Junho, cuja organização cabe à DRAPC – Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, à COTHN – Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, à APH – Associação Portuguesa de Horticultura, entre outras entidades.
OBJETIVOS DA FEIRA:
– Divulgar o mirtilo e produtos afins no mercado nacional;
– Fortalecer as redes de comercialização entre Portugal, a Argentina, a Holanda e o Urguai, para a comercialização de mirtilo e de outro pequenos frutos;
– Criar a Plataforma Internacional de Comercialização e Transferência de Conhecimento;
– Apoiar a valorização económica do Mirtilo;
– Posicionar Sever do Vouga a nível regional, nacional e internacional, como concelho produtor de mirtilo.